Turismo da Natureza - Solar de São Mamede

Ficha Técnica

Projecto de Execução
Cliente:Solar de São Mamede
Local: São Salvador de Aramenha (Marvão)
Ano: 2007-11
Área: 9 210 m²
Orçamento: 150 000 €


O projecto para o TER Solar de São Mamede incide sobre as áreas exteriores envolventes ao edifício hoteleiro, englobando acessos, estacionamento automóvel, espaços de carácter ornamental anexos a zonas de estada, e um relvado que faz a ligação entre os quartos e a envolvente natural. Foi ainda prevista uma área com cerca de 2000m² destinada a espaços verdes de integração, recreio e lazer, com a criação de pequenos nichos e intervenções pontuais com plantação de árvores de porte mais elevado.

Entre a recepção, a plataforma da piscina e a entrada da zona de restauração, foi criada uma série de rampas e passagens pedonais, em concordância com o DL 163/2006, por forma a facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida às instalações. Junto à piscina e aos poços de água foram criadas condições de estada e de usufruto da paisagem, nomeadamente com a instalação de mobiliário adequado, pavimentos, iluminação e vegetação cénica.

O terreno foi ligeiramente modelado, desde a zona em frente aos quartos até à piscina, por forma a evidenciar os terraços agrícolas existentes, criando condições para a instalação de equipamentos, facilidade de acesso e enquadramento dos vários usos previstos.

Foi criada uma zona de estada junto à recepção, com devido enquadramento com recurso ao material vegetal do estacionamento automóvel por forma a proteger e garantir a intimidade dos hospedes. Junto das unidades de alojamento foram criadas pequenas sebes, que terão por função a sua individualização e identificação a partir do jardim. Entre as unidades de alojamento e a piscina será instalado um relvado ornamental, ladeado por maciços arbustivos. Na restante área, será instalado um prado de sequeiro, florido, com baixa necessidade de manutenção e rega.

Voltar ao Topo