Projecto de Integração Paisagista de Estrada de Ligação desde a ETAR até à Barragem de Cerro do Lobo - Minas de Neves Corvo

Ficha Técnica

Projecto de Execução
Cliente: SOMINCOR, S.A.
Local: Santa Barbara de Padrões (Castro Verde)
Ano: 2012
Área: 5 867 m²
Orçamento: 105 740 €


O presente trabalho constitui a fase de Estudo Prévio referente aos espaços exteriores do novo troço a implantar na ligação da ETAR à Barragem de Cerro do Lobo.

O projecto tem por objecto o tratamento dos taludes e as zonas verdes adjacentes à estrada, garantindo assim uma cobertura vegetal permanente e adequada. Esta intervenção deverá por isso minimizar os impactes ambientais resultantes da implantação desta nova via, uma vez que a mesma induzirá inevitavelmente alterações na paisagem. Visou-se deste modo que a solução capaz de integrar a infoestrutura na paisagem, nomeadamente limitar a visualização do tráfego de camiões pelos utilizadores da estrada pública existente fora do Couto Mineiro; como uma intervenção adequada sobre os solos afectados pelos movimentos de terras respondendo a princípios quer de ordem ecológica e estética, como também de ordem funcional e económica que proporcionem condições necessárias à sua gestão.

Apesar de inserido no complexo mineiro, o facto da nova infraestrutura contactar com uma paisagem com carácter rural e pela proximidade de algumas vias e povoações, pretende-se assim promover uma integração harmoniosa e de forma permanente desta nova estrada com o espaço que a envolve, garantindo-se o mais possível o cumprimento das funções ecológicas deste local.

Pretende-se atingir uma situação sustentável de enquadramento, através de um conjunto de acções mitigadoras dos impactes morfológicos e visuais no meio envolvente, baseada essencialmente numa utilização racional de material vegetal característico da região e adaptado às condições edáfo-climáticas, bem como às condições funcionais impostas pela infra-estrutura.

Voltar ao Topo