Projecto de Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos - Parques de Espinhel, Requeixo e Carregal

Ficha Técnica

Concurso de Concepção (1º Lugar)
Cliente: POLIS Litoral Ria de Aveiro
Local: Pateira de Fermentelos (Aveiro/Águeda)
Ano: 2011
Área: 40 000 m²
Orçamento: 550 000 €
Arquitectura: Maria Romão


Consiste na intervenção de três parques localizados nas margens da Pateira de Fermentelos, e distribuídos pelos concelhos de Águeda (Espinhel) e Aveiro (Requeixo e Carregal).

No Parque de Espinhel, além da recuperação do parque de merendas, privilegiou-se a recepção e usos ligados a visitas escolares e recreio juvenil, formalizada na recuperação e extensão do actual parque infantil, criação de uma praça de recepção, ou no aproveitamento da pérgola existente como atelier de actividades de interpretação e sensibilização ambiental, complementado com um herbário de plantas autóctones. Contempla ainda a criação de parques para bicicletas (incluindo bicicletas eléctricas); a construção de um campo de vólei e futebol de praia; e a criação de um atracadouro para a ceifeira aquática responsável pela eliminação do jacinto-deágua e outras infestantes ocorrentes no plano de água da Pateira. Junto a este último, são propostas estruturas em paliçada para compostagem dos resíduos orgânicos recolhidos pela ceifeira. Apesar de junto às margens, os prados adoptarem uma linguagem limpa, uma rede de micromodelações permite enaltecer a dinâmica deste local, que durante o Inverno é alagado pela subida do nível das águas. Além de destacar o espírito do lugar, acaba por se revelar como um espaço descodificado capaz de potenciar a estada e o recreio informal.

No Parque de Requeixo é reconstruído um novo edifício de apoio e uma nova área de palco; requalificado o espaço de merendas e construído um posto de observação de avifauna que se eleva sobre o plano de água.

No Parque do Carregal, além da requalificação dos usos existentes, são implantados um novo edifício de apoio, um parque infantil, um circuito de manutenção, e uma torre de observação de avifauna.

Voltar ao Topo