Aeroporto de Lisboa - Parque Infantil

Ficha Técnica

Estudo Prévio
Cliente: ANA, Aeroportos de Portugal, S.A.
Local: Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)
Ano: 2011
Área: 2 380 m²
Orçamento: 210 000 €


A proposta incide num espaço expectante entre a praça de Chegadas e o Parque 3 do Aeroporto da Portela, em Lisboa. Junto às vias de circulação o terreno é plano, descendo na aproximação ao parque de estacionamento até às cotas do mesmo. Sobre este talude ,a área de intervenção é ainda atravessada por um viaduto que faz a ligação à Av. de Berlim, e cujo impacte visual é acentuado em toda a praça. Como objectivo pretende-se conceber um parque infantil associado a funções de estada, que sirva e atraia utentes e visitantes que por algum motivo tenham que aguardar junto a estas instalações.

O desenho da proposta utiliza algumas linhas de força dos arruamentos, mas apoia-se essencialmente na métrica dos dois respiradouros do estacionamento subterrâneo e que acabam por ser incorporados no projecto e dissimulados por canteiros e bancos corridos. É proposta uma tela tensionada sob o viaduto, com principal função de permitir o ensombramento numa parte da área de estada e recreio. Também ao longo do viaduto, a instalação de uma série de nebulinadores visa proporcionar um ambiente fresco e agradável aos utilizadores deste espaço.

O tratamento das áreas verdes procurou reproduzir a linguagem já utilizada nas áreas envolventes. Recorreu-se assim a relvados, pontuados plantação de palmeiras e árvores de pequeno e médio porte com carácter ornamental, como a algumas manchas herbáceas e arbustivas, nomeadamente de Juniperus horizontalis e Strelizia reginae.

Pretende-se ainda que com a solução combinada do material vegetal, dos nebulinadores, da tela e sua disposição seja atenuada a presença do viaduto.

Voltar ao Topo