Projecto para a Ponte e Acessos à Praia de Faro e Parque de Estacionamento Exterior

Ficha Técnica

Concurso de Concepção (1º lugar)
Cliente: POLIS Litoral Ria Formosa
Local: Faro
Ano: 2011
Área: 72 650 m²
Orçamento: 3 650 000 €
Engenharia: R5engenharia


A intervenção integra fundamentalmente duas componentes: a Ponte e Via de Acesso à Praia de Faro; e o Parque de Estacionamento Exterior, previsto para uma área expectante entre o aeroporto de Faro e o sistema lagunar da Ria Formosa.

O estacionamento prevê 925 lugares (incluindo autocarros turísticos, e viaturas de pessoas com mobilidade reduzida). O seu resultado visa respeitar os valores naturais e outros condicionalismos, utilizando-se pavimentos permeáveis, incorporando a fisiografia do terreno no seu desenho, afastando-se o mais possível das áreas inundáveis... A metodologia de implantação partiu de três soluções modulares para bolsas de estacionamento, onde o rácio de área de estacionamento por área verde diminui com a proximidade ao sapal.

O projecto contempla ainda a reestruturação do acesso viário à Praia de Faro, através da melhoria das características gerais do percurso, da criação de condições para a sua acessibilidade pedonal e ciclável, e do condicionamento do acesso automóvel à ilha barreira de Faro. Paralelamente prevê-se restabelecer a circulação natural de água nos esteiros, actualmente condicionada pelo aterro por onde se desenvolve a referida via, e junto à Ilha de Faro pelo embasamento da ponte existente.

Relativamente à ponte proposta, pretendeu-se que esta constituísse um cartão de visita da própria ilha, adoptando uma linguagem orgânica e pouco intrusiva, recorrendo aos elementos da paisagem envolvente. Neste sentido, a geometria proposta inspira-se na própria geometria das dunas, traduzida na suavidade das linhas perceptíveis à sua passagem.

Voltar ao Topo