Reestruturação e Reorganização de Jahnplatz / An der Alten Post - Concurso de Planeamento do Espaço Urbano

Ficha Técnica

Concurso de Concepção
Cliente: Município de Bad Langensalza
Local: Bad Langensalza, Turíngia, Alemanha
Ano: 2012
Área: 34 000 m²


O presente concurso visa a transformação dos espaços exteriores envolventes ao Centro de Congressos de Bad Langensalza. De forma a dar resposta aos objectivos previstos, desenvolveu-se uma solução que assegure uma utilização dinâmica do espaço e uma flexibilidade ao nível da sua ocupação. Diferentes funções passam a ser compatíveis num mesmo lugar (a praça de Jahnplatz) adaptado para acolher com qualidade várias actividades temporárias (feira popular, mercado, concertos, estacionamento, etc). Mantém-se o carácter de espaço público de estada e lazer, e para assegurar a noção de unidade foram desenvolvidas diversas soluções complementares entre si.

É proposto o reperfilamento da Mühlhäuser Straße com implantação de uma rotunda no cruzamento da Thamsbrücker Straße e a Waidweg, e a inclusão de um desvio para tomada e largada de passageiros no Centro de Congressos. Os pavimentos e da vegetação são trabalhados de forma a destacar a entrada principal do edifício.

A zona do Biergarten é formalizado de modo a incluir uma esplanada com capacidade para 192 pessoas sentadas, abrangendo uma área de placo e um espaço livre para acolher uma pista de dança e uma Bierwagen.

Do lado oposto da Jahnstraße (a via que passa a sul do Centro de Congressos) é proposto o alargamento do campo de jogos, e a colocação de superfícies de betão (pirâmides) com funções lúdicas, tirando partido do relevo existente. Na continuação deste espaço prevê-se a localização de um estacionamento automóvel (90 lugares), de um passeio pedonal ao longo da Jahnstraße e um outro ao longo da muralha.

Voltar ao Topo