Recuperação das Condições de Ambiente Natural e Proteção dos Sistemas Costeiros em Santo André

Ficha Técnica

Concurso de Conceção (1º lugar)
Cliente: POLIS Litoral Sudoeste
Local: Santo André (Santiago do Cacém)
Ano: 2012
Área: 200 000 m²
Orçamento: 680 000 €

A intervenção localiza-se no concelho de Santiago do Cacém, na Praia de Santo André, e incide fundamentalmente na recuperação e salvaguarda dos ecossistemas lagunares e dunares e, no controlo e disciplina da ocupação antrópica relacionada na actividade balnear. São definidos os acessos à zona balnear, por meio de passadiços de madeira com condições de conforto e pontos de descanso para os utentes da praia. Parte destes percursos são ainda aproveitados e orientados para a sensibilização e interpretação ambiental.

Com base no levantamento das ocorrências florísticas e na zonagem do sistema de praia-duna, definiu-se uma estratégia de protecção e recuperação destes ecossistemas. São adoptadas técnicas de controlo de espécies invasoras, consolidação da morfologia dunar através de plantações e reconstrução da morfologia dunar por meio de captadores de sedimentos. Prevê-se uma intensificação da aplicação destas soluções em espaços fortemente degradados, afectados por vegetação infestante, ou ainda das áreas actualmente ocupadas pelos restaurantes cuja demolição está prevista com a execução do Plano de Ordenamento de Orla Costeira.

É igualmente objecto de intervenção o parque de estacionamento de apoio à actividade balnear, com a apresentação de duas propostas – uma temporária perante as condicionantes actuais do espaço , e uma solução definitiva possível após a aplicação do Plano de Pormenor.

Voltar ao Topo