Concurso Público de Ideias para a Regeneração Urbana do Bairro Novo da Figueira da Foz

Ficha Técnica

Concurso Público de Ideias (1º Lugar)
Cliente: Município da Figueira da Foz
Local: Figueira da Foz
Ano: 2013
Área: 56 000 m²
Orçamento: 20 440 940,60 €


Tendo por base uma análise/diagnóstico e a identificação das fragilidades e potencialidades do Bairro Novo na cidade da Figueira da Foz, um dos elementos determinantes da proposta passou pela definição de uma estratégia económica que aposte no Turismo Sénior - segmento cultural e prime, criando uma nova dinâmica num mercado pouco explorado ao nível regional e nacional. Assente neste pressuposto, as ações de regeneração urbana do Bairro Novo incluem a instalação de agentes dinamizadores, centrados e dirigidos ao grupo populacional da terceira idade. Assim, a proposta de regeneração passa pela conversão deste núcleo num bairro de uso misto que funcione como agente no processo de revitalização faseado, suscitando oportunidades para a fixação de atividades e de novos moradores, invertendo o ciclo de despovoamento e de sazonalidade.

Os critérios gerais de dimensionamento dos diferentes espaços e equipamentos organizam-se em quatro objetivos estratégicos: valorização do espaço público; criação de elementos estruturantes; valorização do conjunto edificado; promoção de relações sociais, e melhoria dos acessos e mobilidade.

Através da avaliação da estrutura urbana e do conjunto edificado do bairro Novo, definiram-se graus de intervenção consoante o estado de conservação, a viabilidade económica e o potencial para integrar os elementos estruturantes nos âmbitos da revitalização funcional ou da integração volumétrica. Foram igualmente propostas cinco tipologias de intervenção consoante as características dos arruamentos.

Voltar ao Topo