Concurso Público de Ideias para a Regeneração Urbana de uma área localizada no Centro Histórico de Viana do Castelo

Ficha Técnica

Concurso Público de Ideias (Menção Honrosa)
Cliente: Município de Viana do Castelo
Local: Viana do Castelo
Ano: 2013
Área: 43 000 m²
Orçamento: 11 545 626,20 €


Tendo por base uma análise/diagnóstico e a identificação das fragilidades e potencialidades da área de intervenção, a proposta assenta em dois eixos de desenvolvimento, Arte & Design e Tecnologia - com enfoque nas energias renováveis, na produção artística da cidade e na forte ligação ao mar e ao ambiente.

Pretende-se que as propostas tenham efeitos para além dos limites da área de intervenção, assumindo-se como elemento de dinamização regional e transregional. Ao nível da arte e design, o reforço do património existente, permitirá a sua reinterpretação e valorização estratégica. A proposta faseada visa regenerar o tecido urbano da área de intervenção, encontrando-se estruturada em torno de três eixos de acção funcionais: turismo & lazer, serviços & equipamentos e habitação & vivências.

Com esta proposta pretende-se criar pólos de referência capazes de servir e atrair diferentes público-alvo para a área de intervenção e para Viana do Castelo. Os critérios gerais de dimensionamento organizam-se em quatro objetivos estratégicos: valorização do espaço público; criação de elementos estruturantes; valorização do conjunto edificado e promoção de relações sociais, e melhoria dos acessos e mobilidade. Através da avaliação da estrutura urbana e do conjunto edificado da área de intervenção, definiram-se graus de intervenção consoante o estado de conservação, a viabilidade económica e o potencial para integrar os elementos estruturantes nos âmbitos da revitalização funcional ou da integração volumétrica.

Voltar ao Topo