Concurso Internacional para o Parque Agro-Urbano de Bernex-Confignon (Genebra)

Ficha Técnica

Concurso Internacional de Concepção
Cliente: République et Canton de Genéve
Local: Bemex-Confignon, Genebra (Suiça)
Ano: 2013
Área: 95 000 m²
Orçamento: 5 491 640,78 €


O desenvolvimento do novo parque agrícola teve a sua génese na estruturação de um corredor visual amplo, proporcionando uma vista desafogada e convidativa para quem se aproxima. Esta interpretação resultou de um jogo de oposição entre o espaço central, vazio e as áreas envolventes, densamentes plantadas. A integração das funções e dos elementos propostos pelo programa na estrutura do parque baseou-se numa abordagem contemporânea à organização territorial romana em urbe, ager e silva. A identificação das linhas de força existentes derivadas da malha urbana limítrofe, tornou-se fundamental para o desenho do parque.

A entrada principal formaliza-se numa praça a Sul, para a qual se abre o edifício do mercado. Esta centralidade integra ao mesmo tempo a instalação de uma ponte escultórica que serve de anfiteatro e ponto de observação panorâmica - designada "Beautiful Bridge".

A Nascente são propostos espaços para a vivência activa e diversificada do Parque e um núcleo de hortas pedagógicas. Mais a Norte são propostas áreas de estada, localizando-se aí um edifício de apoio agrícola e um conjunto de estufas e talhões para a agricultura familiar. No extremo Norte da intervenção, propõe-se um espaço polivalente para a realização de exposições e eventos. A mancha florestal implantada a poente pretende funcionar numa lógica de corredor verde, ligando os sistemas ecológicos existentes a Norte e a Sul da área de intervenção. A consolidação do maciço arbóreo surge em oposição ao espaço agrícola, propondo-se a criação de clareiras de transição entre as duas áreas.

Voltar ao Topo